Região Serrana

A Região Serrana do estado do Rio de Janeiro faz parte da Região Metropolitana da capital e é o principal destino turístico para amantes de aventura, natureza, ecologia, história, gastronomia e de clima agradável devido à altitude.
© Ari Oliveira Guia Rio de Janeiro

Teresópolis, Região Serrana, Rio de Janeiro

Petrópolis, Cidade Imperial

A cidade de Petrópolis era um dos lugares preferidos do Imperador Pedro II, que ali mandou construir um palácio, o Palácio Imperial. A corte refugiava-se em Petrópolis durante os quentes verões da cidade do Rio de Janeiro.

Parque da Serra dos Órgãos

Um dos mais bonitos Parques Naturais do Brasil, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, conserva uma vasta área da floresta nativa do sudeste do Brasil, a Mata Atlântica.

Teresópolis

Outra cidade serrana bastante procurada pela tranquilidade e pelo clima agradável (750 m de altitude), Teresópolis está situada a 90 km da cidade do Rio de Janeiro. A cidade também tem um centro de acolhida para quem quer visitar o Parque Nacional.

Nova Friburgo

Com pouco menos de 200.000 habitantes, Nova Friburgo é outro destino serrano bastante procurado no Rio de Janeiro. Gastronomia e lembranças do seu histórico núcleo de colonização suíça no Brasil, trazem muitos visitantes à cidade.