Filosofia

ENEM Preparação

Ao se decidir por buscar e adquirir mais conhecimento, saber mais, estamos dando o primeiro passo como fizeram os primeiros filósofos há pelos menos 2.500 atrás. Com um destaque especial para a figura de Sócrates.

Antes de tudo, é preciso tirar da nossa cabeça que a filosofia é algo distante e que não interessa o comum dos mortais e que devemos deixá-la para os filósofos... Nada mais errado! A filosofia é a base de praticamente tudo que fazemos na vida, do nascimento à morte.

A morte de Sócrates pintura de Jacques-Louis David, de 1787. Sucesso no ENEM
A morte de Sócrates pintura de Jacques-Louis David, de 1787. Sucesso no ENEM


Dos Mitos à Razão

Antes do aparecimento dos primeiros filósofos, na Grécia Antiga, o mundo se explicava através dos feitos das grandes figuras da mitologia ou das autoridades religiosas. A filosofia (filos, amor; sophia, conhecimento) vai revolucionar as ideias dominantes e vai impor a razão como maneira de explicar tanto os fenômenos quanto a origem do mundo. Sócrates, inclusive, foi condenado à morte por manter-se fiel a seus princípios filosóficos. Entretanto, ao tomar o cálice com o veneno da cicuta, reafirmou suas convicções.

Antes de Sócrates

Na história da filosofia no Ocidente, existe um antes e um após Sócrates. Apesar de ser considerado o mais importante e influente dos filósofos, Sócrates não inventou a filosofia. Antes dele, muitos outros enveredaram pelo caminho da busca do conhecimento.

Filósofos pré-socráticos

Como é sabido, muitos filósofos existiram na Grécia antes de Sócrates. Para citar apenas três: Tales de Mileto (atual Turquia), Pitágoras (ilha de Samos) e Heráclito de Éfeso (Turquia). Estes filósofos pré-socráticos tiveram uma grande influência em seu tempo. Considerando que muitos enfatizavam sobretudo o estudo da natureza (físis, em grego), foram chamados de fisiologos em vez de filósofos propriamente ditos.

Sofistas

Alguns destes filósofos eram chamados de sofistas e atomistas. A importante contribuição destes, foi de ter permitido a passagem da explicação dos fenômenos naturais e do mundo baseada na mitologia para uma explicação baseada na razão (logos, em grego).

Atenas torna-se a principal pólis da Grécia

O balanço que importa desta longa guerra contra o expansionismo do Império Persa é que com a vitória final dos gregos, em 448-449 a.C., Atenas torna-se o principal centro político do mundo grego. Por esta época, o grande Sócrates tinha cerca de 20 anos.

Atenas, Centro Cultural Helênico

Durante o conturbado século V a.C., apesar de todas as guerras contra Esparta (a Guerra do Peloponeso) e contra os Persas, Atenas não deixara de ter sua influência enquanto centro irradiador de civilização, berço da democracia, repelindo os avanços dos bárbaros, que da Ásia, ameaçavam a Roma e a Europa Ocidental. Ver mapa da Grécia Antiga abaixo. Não aparece a Magna Grécia (atuais Sicília e sul da Itália).

Algumas frases para refletir

São frases do grande pensador e amante do conhecimento, o primeiro filósofo, Sócrates:

• O verdadeiro conhecimento existe ao saber que você não sabe nada.

• Para se encontrar, pense por conta própria.

• Por todos os meios, case-se: se você tiver uma boa esposa, você se tornará feliz; Se tiver uma má, você se tornará um filósofo.

• Não posso ensinar nada a ninguém, só posso fazê-los pensar.

São frases cheias de ensinamentos e de verdades. Estas frases (ou citações, no caso), foram ditas por Sócrates. Sim, ainda o grande filósofo de Atenas (Grécia)!

Aliás, quase tudo o que sabemos, no mundo ocidental, devemos aos grandes nomes da filosofia grega:

Sucesso no ENEM

O que preciso saber?

Siga nossos roteiros para recuperar todo o tempo perdido e ter sucesso no ENEM!

Procure mais informações sobre um tema abaixo:



1. Sócrates

O mais ilustre pensador da Grécia Antiga, Sócrates (470-399 a.C) é considerado o maior ícone da filosofia moral.


2. Platão

O fundador da primeira escola de filosofia do mundo (a Academia), Platão tem sua obra filosófica baseada na busca rigorosa da verdade.


3. Aristóteles

Cada um tem suas matérias preferidas. Enquanto uns gostam de filosofia, outros adoram matemática ou física. Independemente do gosto de cada um, é preciso assegurar-se de dominar minimamente todas as matérias.

Dica: priorize os seus pontos fortes mas não deixe de lado outros conteúdos importantes. Trace uma estratégia e siga-a!


Grécia Antiga © Marsyas / CC
Grécia Antiga © Marsyas / CC



Outros Temas em Destaque


Vocabulário grego

Rio de Janeiro